• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal Biólogos Símbolos do Biólogo
Símbolo, Juramento, Cor e Pedra
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter

Símbolo do Biólogo
O símbolo traduz conceitos que envolvem o cotidiano do biólogo e também a importância da vida para essas profissionais. Na simbologia das formas, o círculo representa a união e perfeição, daquilo que começa e acaba em si mesmo. A estrutura do DNA traz à tona um elemento sempre presente no cotidiano do profissional da área de biologia. A base de sua estrutura forma um espermatozóide, que fecundando o óvulo (círculo azul) dá origem a uma nova vida, com toda sua complexidade – a essência da profissão do biólogo. Fator de grande importância para qualquer ser vivo, sendo a base dos estudos biológicos, a natureza é representada pelas folhas da base do círculo.A espiral, que se encontra dentro das folhas, é o símbolo da evolução e do progresso.

Conforme a Resolução CFBio 187/2009, o uso do símbolo do Biólogo em peças de divulgação é condicionado à autorização prévia do Conselho Federal de Biologia.

Juramento do Biólogo
“Juro pela minha fé e pela minha honra e de acordo com os princípios éticos do Biólogo, exercer as minhas atividades profissionais com honestidade, em defesa da vida estimulando o desenvolvimento Científico, Tecnológico e Humanístico com justiça e paz”. - Instituído pela Resolução 03/1997 do CFBio.

Cor
AZUL - sem uma tonalidade específica.

Tipo de Pedra
ÁGUA MARINHA - Qualquer uma das suas várias tonalidades.

Hino Nacional do Biólogo
Vídeo do Hino Nacional feito pelo Sistema CFBio/CRBios (Conselho Federal e Conselhos Regionais de Biologia) com imagens da biodiversidade brasileira e de biólogos em atuação. Também disponível no canal do CRBio-04 no YouTube.