• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Principal
Papo com Biólogo: Aquecimento global e doenças tropicais
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
O CRBio-04 promove, no dia 11 de agosto, às 19h, a 17ª edição do Papo com Biólogo, com o tema "Aquecimento global e o avanço de doenças tropicais".

Seguindo as orientações de distanciamento social preconizadas pelas autoridades de saúde, o Papo será 100% virtual, com transmissão pelo Facebook do CRBio-04.

A palestra será conduzida pelo Biólogo Sérvio Pontes Ribeiro, mestre e doutor em Ecologia e professor titular da Universidade Federal de Ouro Preto. Sérvio irá abordar a relação entre as mudanças climáticas e a expansão de doenças como dengue e leishmaniose e de que forma os estudos no campo da Ecologia do Adoecimento podem colaborar para evitar tais cenários.


Sobre o Papo com Biólogo
O Papo com Biólogo é um evento do CRBio-04 que se propõe a apresentar e debater temas pertinentes a profissionais e estudantes de Ciências Biológicas, sempre com a presença de especialistas. O projeto foi lançado em 2016, abordando o desastre ambiental de Mariana. De lá pra cá, foram outras 15 edições, passando por temas como licenciamento ambiental, produção de cerveja, controle de vetores e pragas, análises clínicas, inteligência artificial e, mais recentemente, coronavírus. Os vídeos de todas as edições estão disponíveis no canal do Conselho no YouTube: http://youtube.com/crbio04bio.

Sobre o palestrante
Sérvio Pontes Ribeiro possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989), mestrado em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Ecology - Imperial College at Silwood Park, University of London (1998). É colaborador do Smithsonian Tropical Research Institute, Panamá, sendo Membro fundador do projeto internacional IBISCA (Investigating the biodiversity of Insects in Soil and Canopy), e membro do Comitê Consultivo do projeto Arthropod Initiative do CTFS (Centre of Tropical Forest Science). É membro fundador do Azorean Biodiversity Group, ligado à Universidade de Ciências Agrárias dos Açores, com a qual mantém vínculo de pesquisa. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Ouro Preto. É orientador nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia da UNICAMP (nota 7), UFV (nota 4) e UFOP (nota 3) e do Programa em Ciências Biológicas (nota 5) do NUPEB-UFOP. Também é listado orientador no Programa de Doutorado em Ciências Naturais/Entomologia, da Universidad de Panama, Panamá. Desenvolve paralelamente iniciativas de divulgação científica e diálogos científicos com a sociedade, com ênfase no conceito de florestas urbanas, através dos Projetos Clube da Ciência/Corsário da Ciência, em Belo Horizonte. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Evolução de Interações entre Insetos e Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia Evolutiva e Interações inseto-planta em dosséis florestais, Biomas arbóreos tropicais, Insetos Herbívoros, Formigas e mosaicos territoriais em dossel, bioindicação de áreas degradadas, Ecohealth e ecologia evolutiva de parasitismo. Atua no momento em ecologia do adoecimento, com foco na competência vetorial de insetos hematófagos, ecologia das relações Leishmania-Lutzomya-homem em ecossistemas florestais e urbanos, e distribuição de Culicidae vetores ou não de arboviroses. Coordenador do Grupo de Pesquisa no Diretório CNPQ "Ecohealth: Interações parasita-hospedeiro e ecologia das infecções", e Pesquisador CNPq 1D, pela Ecologia. Foi idealizador, um dos criadores e por duas vezes coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Biomas Tropicais. Também é um dos idealizadores e proponentes da criação do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da UFOP, concebido a fim de gerar uma identidade institucional do grupo de pesquisadores envolvidos com pesquisa e ensino em evolução, ecologia, genética, botânica e zoologia.