• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Principal
Resultado do Edital PAPE 2019/1
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
O Conselho Regional de Biologia 4ª Região divulga o resultado do quinto edital de seu Programa de Apoio a Publicações e Eventos (PAPE). 

O PAPE é destinado a Instituições de Ensino Superior, órgãos de representação estudantil, organizações do terceiro setor e outras associações civis sem fins lucrativos que desejam apoio financeiro e institucional do CRBio-04 para eventos e publicações.

O edital, voltado a ações que serão executadas neste primeiro semestre de 2019, recebeu 25 propostas. Desse total, 40% foram qualificadas para receber parte ou a totalidade do valor solicitado. O percentual de propostas reprovadas teve um aumento substancial em relação aos editais anteriores. A principal razão é que a comissão responsável pela análise dos formulários adotou uma postura mais rigorosa na exigência de cumprimento dos itens previstos no edital e na Portaria que regulamenta o Programa. 

O entendimento do CRBio-04 é que, até então, o PAPE ainda era uma novidade e que os profissionais e instituições estavam se adaptando ao novo modelo. Com o Programa já consolidado, porém, de agora em diante a comissão de análise terá uma postura mais minuciosa. 

Erros recorrentes
Na divulgação dos três últimos editais, o Conselho chamou a atenção para erros recorrentes que eram observados nas propostas enviadas. Neste edital, vários deles reapareceram. Confira: 

- fora do prazo: propostas recebidas após às 16h59 do dia 25 de janeiro não foram aceitas.
- formulário incompleto: os itens 4.2 e 5.1.1 do edital são claros ao ressaltar que o formulário deve ser integralmente preenchido; 05 propostas não cumpriram esse requisito.
- comissão organizadora: o descumprimento do item 3.4 do edital foi razão de reprovação de 07 propostas. O edital determina que os biólogos participantes da comissão organizadora deverão estar ativos e sem pendências no Cadastro Nacional de Biólogos. Nestes sete formulários, entretanto, constavam profissionais em débito ou com registro suspenso pelo Conselho. 

Fase de habilitação
Todas as entidades que submeteram propostas, aprovadas ou não, serão contatadas oficialmente via e-mail pelo Conselho. 

Os selecionados, agora, deverão apresentar toda a documentação exigida na Portaria CRBio-04 nº 109/2016 para a liberação do recurso. Importante: vale salientar que a aprovação na primeira etapa não garante o recebimento do valor aprovado. O item 7.3 do edital explicita que os proponentes devem reunir e enviar TODA a documentação exigida de uma só vez. Não será aceita a complementação e/ou retificação posterior de documentos. Proponentes que enviarem a documentação com erros ou incompleta serão desclassificados e o recurso destinado ao próximo edital. 

Para conferir a lista dos projetos selecionados, clique aqui.

No total, este edital do PAPE aprovou a liberação de R$24.900,00 dos R$40.000,00 previstos no orçamento do Programa. O valor remanescente será destinado ao edital do segundo semestre.  

O PAPE
O Programa de Apoio a Publicações e Eventos busca proporcionar mais transparência e permitir ao Conselho pensar de forma mais estratégica e racional a distribuição de recursos destinados a esse fim. São abertos dois editais por ano: um para apoio a eventos e publicações no primeiro semestre (será lançado sempre no fim do ano anterior) e outro para apoio a eventos e publicações no segundo semestre (será lançado entre abril e maio do ano corrente). Somente as propostas enviadas durante os períodos estabelecidos nos editais serão analisadas pelo CRBio-04.

Instituições que tiverem interesse em submeter propostas ao edital referente ao segundo semestre de 2019 e já quiserem se adiantar na organização das informações exigidas podem consultar o Edital nº 001/2019 do PAPE. Porém, é válido ressaltar mais uma vez: o prazo de submissão de propostas deste edital já se encerrou. O documento está disponibilizado apenas como material de referência. O edital para apoio a eventos e publicações do segundo semestre de 2019 será lançado daqui alguns meses e divulgado no site e nas redes sociais do CRBio-04. Já de antemão o Conselho alerta que haverá ajustes tanto no edital quanto no formulário.