• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal Notícias Realizado o Prêmio Mérito em Biologia 2018
Realizado o Prêmio Mérito em Biologia 2018 PDF Imprimir E-mail
Ter, 04 de Dezembro de 2018 08:37
Partilhar no FacebookPartilhar no Twitter
O CRBio-04 realizou, na noite desta segunda-feira, 03 de dezembro, a cerimônia de entrega do Prêmio Mérito em Biologia 2018. 


foto: Gustavo Amorim

O evento, em Belo Horizonte, homenageou os biólogos Cástor Cartelle Guerra e Liléia Gonçalves Diotaiuti. Outros dois profissionais, Herbert Otto Roger Schubart e Rose Gomes Monnerat Solon de Pontes receberão o prêmio em cerimônia que ocorrerá em Brasília, na próxima quinta-feira. 

O presidente do Conselho, Tales Heliodoro Viana, abriu a cerimônia falando da alegria e da importância de se homenagear colegas biólogos, para que haja um registro da gratidão por seus legados. "Conheço o trabalho e a seriedade de ambos os homenageados e fico grato por esta oportunidade, pois vivenciamos uma profissão, muitas vezes, ingrata, em que com frequência nos esquecemos dos que passaram". 

Tales ainda traçou um paralelo entre o desenvolvimento da profissão e do próprio CRBio-04 e destacou a necessidade dos profissionais se organizarem politicamente. "Nós, biólogos, precisamos vestir a camisa dos conselhos, associações e sindicatos para que possamos desempenhar nossas funções. Com a preocupação de ocupar espaços no mercado de trabalho, claro, mas também de se produzir ciência séria neste país", pontuou.

Premiação
Em seu discurso de agradecimento pelo prêmio, Cartelle falou de suas vitórias e derrotas ao longo de sua trajetória profissional. "Há coisas que conquistamos e coisas que não conseguimos fazer. Porém, para mim, meu maior investimento, meu melhor acerto foi sempre caminhar de mãos dadas com meus alunos. Eu nada teria feito sem eles", ressaltou.


Liléia também fez questão de compartilhar sua conquista com os colegas de trabalho e enfatizou a importância do Prêmio Mérito. "Esta não é uma homenagem qualquer. Acredito que essa honraria transcenda meu currículo lattes: ela fala da minha relação com meu trabalho, com meus colegas, com meus alunos e com a sociedade", avaliou. 


Ao final, um vídeo com depoimentos dos biólogos homenageados de Brasília também foi exibido. Após o encerramento, um coquetel foi servido aos participantes do evento. 

Homenageados

Liléia Gonçalves Diotaiuti1
Possui destaca atuação na área de doenças parasitárias, dedicada aos estudos de insetos vetores de patógenos, especificamente dos transmissores do agente causador da Doença de Chagas. Graduada pela PUC Minas, possui mestrado e doutorado pela UFMG. É pesquisadora e coordenadora do grupo de pesquisa Triatomíneos, da Fundação Oswaldo Cruz / Instituto René Rachou, e pesquisadora 1C do CNPq.

Cástor Cartelle Guerra1
Biólogo doutor em Morfologia com trajetória de mais de 40 anos nas áreas de Paleontologia, Zoologia e Biologia da Conservação. Atualmente é pesquisador, professor, orientador e curador da Coleção de Paleontologia do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, além de docente na UFMG. 

Rose Gomes Monnerat Solon de Pontes2
É pesquisadora A da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, onde coordena o grupo de pesquisas em controle biológico e a plataforma de criação de insetos. É presidente do Portfólio de Controle Biológico da Embrapa e professora associada da pós-graduação da Agronomia na UnB. Realizou o doutorado na Ecole Nacionale Agronomique de Montpellier e pós-doutorado na Universidade de Cardiff.

Herbert Otto Roger Schubart2
Graduado em História Natural pela UFRJ e doutor em Ciências Naturais pela Universidade de Kiel (Alemanha). Atualmente é pesquisador aposentado do quadro do Ministério da Ciência e Tecnologia e professor colaborador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. Suas pesquisas concentram-se nas áreas de Zoologia e Ecologia Florestal.

1 Receberam a premiação nesta segunda-feira (03/12), em Belo Horizonte
2 Receberão a premiação na próxima quinta-feira (06/12), em Brasília