• Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow
  • Slideshow

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Conselho Regional de Biologia - 4a Região

Procura

Banner

e-Bio

Deixe seu e-mail para receber o e-Bio, a newsletter eletrônica semanal do CRBio-04.
Banner
Principal Notícias Papo com Biólogo: Dois anos da tragédia de Mariana
Papo com Biólogo: Dois anos da tragédia de Mariana PDF Imprimir E-mail
Ter, 05 de Dezembro de 2017 15:30
No dia 05 de novembro completaram-se dois anos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, de propriedade da mineradora Samarco. Segundo dados do Ibama, 34 milhões de metros cúbicos de rejeitos foram lançados no meio ambiente, percorrendo 663,2 km de cursos d'água até o litoral do Espírito Santo.

Em março de 2016 a Samarco, Vale, BHP Billiton, governos federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo assinaram um Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta para a criação da Fundação Renova, que tem por missão implementar e gerir os programas de reparação dos impactos do rompimento da barragem.

Mas como têm sido os trabalhos desde então? Qual a real extensão dos danos ambientais? Quais ações já foram implementadas e de que forma? Como os biólogos que atuam na Fundação têm contribuído para a recuperação da bacia do Rio Doce? Para responder essas e muitas outras perguntas o CRBio-04 irá promover, no dia 12 de dezembro, próxima terça-feira, uma edição especial do Papo com Biólogo, com o tema "Dois anos da tragédia de Mariana: cenários e perspectivas"

Para debater sobre o assunto foram convidados os biólogos Rodolfo Campelo e Ricardo Pinto Coelho. Rodolfo é especialista de programas socioambientais na Fundação Renova, com foco em programas de biodiversidade e conservação na área de Ecologia de Biomas Tropicais. Ricardo Pinto Coelho é doutor em Limnologia e foi o primeiro convidado do Papo com Biólogo, em março de 2016, quando o tema também foi o rompimento da barragem de Fundão. 

O Papo com Biólogo ocorrerá às 19h, no auditório da sede do CRBio-04 (Av. Amazonas, 298 - 15º andar | Centro - BH). O evento, como sempre, é gratuito, bastando a inscrição prévia. Assim como ocorreu nas últimas edições, o Papo também terá transmissão simultânea pelo Facebook, permitindo a participação de biólogos de diferentes localidades. 

Inscreva-se: https://goo.gl/YNZCP1.